O que é certificação ISO e qual a sua importância nas empresas?

As certificações ISO são referências mundiais de qualidade para uma empresa, por isso são objetivos da Gestão de Qualidade de todas as empresas pelo mundo. Esses certificados são aceitos em mais de 150 países, sendo uma forma de agregar muito valor a uma empresa.

A sigla ISO vem do inglês “International Organization for Standardization”. Em português, esse conceito se traduz em “Organização Internacional para Padronização”.

As empresas que buscam se adequar a determinados padrões, fazendo com que os procedimentos sejam aprimorados e implementados da melhor forma dentro do seu negócio, criam uma enorme vantagem competitiva sobre seus concorrentes.

As certificações ISO também ajudam os empresários a entender o que está acontecendo internamente, orientando nos processos e ações que devem ser executadas para evitar a recorrência de não conformidades.

O que é certificação ISO e qual a sua importância nas empresas

Além disso, ajuda as organizações a aumentar a valorização dos clientes, contribui para o desenvolvimento da liderança, envolvendo vários setores chaves dentro da empresa.

Os principais benefícios conquistados com o processo de certificação são:

  • Aumento da satisfação dos clientes;
  • Mudar o foco corretivo para o preventivo;
  • Redução de retrabalhos e diminuição de custos;
  • Excelente oportunidade de promover a imagem da empresa;
  • Criação e mobilização das equipes para com um objetivo comum.

Não é a toa que muitas organizações de diversos setores exigem de seus fornecedores de produtos e serviços, a comprovação da certificação como forma de garantir a qualificação e também o atendimento aos requisitos de contratos pré-estabelecidos.

Quais são as principais certificações ISO?

Agora que você entendeu o que é a Certificação ISO, vamos destacar algumas delas e sua finalidade.

ISO 9000

A família ISO 9000 é a mais conhecida entre as certificações. O seu objetivo é certificar, para o público, que foram seguidas as diretrizes de controle de qualidade naquele determinado produto.

ISO 14000

A certificação ISO 14000 especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a uma organização desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente e rápida resposta às mudanças das condições ambientais.

ISO 37001

A certificação ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno foi publicada em 2017 e revisada em 2019. Seu objetivo principal é apoiar as empresas a combaterem o suborno por meio de uma cultura de integridade, transparência e conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis.

ISO 45001

A certificação 45001 tem como objetivo a redução de lesões e doenças ocupacionais, incluindo a promoção e proteção da saúde física e mental. Segundo a própria norma, uma organização é responsável pela saúde e segurança ocupacional dos trabalhadores e outros que podem ser afetados por suas atividades.

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