Sistema de Gestão da Qualidade e o combate à crise financeira

Para que a sua empresa consiga sobreviver a longo prazo e se manter competitiva no mercado com a concorrência cada vez mais acirrada, é imprescindível adotar medidas e normas que ajudem a garantir a qualidade dos produtos e serviços.

Nesse contexto, o Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 é um grande aliado para sua empresa. Ele certifica que o seu modelo de negócio cumpre uma série de normas e diretrizes internacionalmente reconhecidas, para a garantia de uma gestão competente, segura, eficiente e lucrativa.

Entre os principais benefícios da certificação ISO 9001 destacam-se a redução de custos com a diminuição das perdas, refugos, retrabalhos e o aumento de produtividade através da padronização de processos, geram maior credibilidade junto aos clientes, acionistas e fornecedores.

Sistema de Gestão da Qualidade e o combate à crise financeira

Foto: br.freepik

Para o diretor técnico da Direciona Consultoria, Mauricio Gnatiuc, um Sistema de Gestão da Qualidade também é fundamental em momentos de crise financeira. É natural que diante de uma fase delicada as empresas recuem, reavaliando algumas de suas práticas internas. Esse papel de melhoria contínua faz parte das incumbências da gestão da qualidade, devendo ser feito a todo momento, principalmente diante de uma crise. Assim, é essencial que você coloque seu time para trabalhar na otimização de recursos, verificando pontos de desperdício de materiais, inadequações no ambiente de trabalho, falhas de equipamentos e outras possíveis fontes de não conformidades.

“Através da gestão da qualidade você consegue identificar gaps em seu processo produtivo, podendo inclusive evitar uma crise lá na frente. Outro ponto importante é garantir a manutenção do valor de mercado dos produtos e serviços, demonstrando que você valoriza seus clientes independentemente do cenário econômico”, esclarece o especialista.

Com mais de vinte anos de experiência em consultorias e auditorias de certificações ISO, Mauricio Gnatiuc acredita que a gestão da qualidade no combate à crise financeira e a manutenção da competitividade é um grande alicerce na estratégia das empresas. Isso porque deve integrar a gestão estratégica e nortear as decisões de negócio. Por meio desta análise é que o gestor decide onde investir, como reduzir custos, quando arriscar e quando dar um passo atrás para não perder o equilíbrio financeiro.

 Agende uma reunião via WhatsApp e conheça nossas soluções empresariais que darão a sua empresa um nível de excelência com um planejamento eficiente.

Conheça também:

Certificação ISO 14000 – Sistema de Gestão Ambiental