O que e a SASSMAQ Para que serve, quais os requisitos e como implementarTudo que você precisa saber sobre o SASSMAQ – Empresa de consultoria e gestão empresarial para implementação

O SASSMAQ é um sistema de avaliação de saúde, segurança, meio ambiente e qualidade que possibilita a avaliação do desempenho das empresas que prestam serviços à indústria química.

Esse método foi criado e exigido pela Associação Brasileira de Indústrias Químicas (ABIQUIM). E a primeira versão desse sistema foi criada em 2001, focando no transporte rodoviário de cargas.

O SASSMAQ está dividido em 5 módulos: Rodoviário, Estação de Limpeza, Terminais de Armazenagem Granéis Líquidos, Navios e Ferroviário.

Desde 2005, a SASSMAQ é um pré-requisito para transportadoras de produtos químicos no território nacional. Porém, implementar o SASSMAQ não é obrigatório. Mas a Associação Brasileira de Indústrias Química (ABIQUIM) ressalta que o sistema comprova as empresas certificadas oferecem serviços qualificados nas operações de logística.

Para que serve a SASSMAQ e quais seus benefícios?

O SASSMAQ reúne informações de boas práticas que tem como foco reduzir os riscos nas operações de transporte e distribuição e é baseado no programa ICE (Intervention in Chemical Transport Emergencies), do Conselho Europeu das Federações das Indústrias Químicas.

Seus principais benefícios são:

  • Comprovar a excelência de transportar produtos químicos com segurança;
  • Diminuir o absenteísmo devido aos cuidados com os motoristas;
  • Valorizar a marca da empresa por estar adequada às exigências legais;
  • Adotar um sistema de gestão focado na melhoria e na redução de custos;
  • Reduzir o número de acidentes, infrações e penalizações;
  • Qualificar uma empresa a prestar serviços à indústria química no geral.

Quais os requisitos do SASSMAQ?

O SASSMAQ avalia de forma ampla e integrada a gestão da qualidade, ambiental, de saúde e segurança de uma empresa prestadora de serviços na área de logística e/ou transporte que opera com produtos químicos, sejam eles perigosos ou não.

Para uma empresa obter a certificação SASSMAQ, é preciso implementar ações que envolvem saúde, segurança, meio ambiente e qualidade, que serão avaliadas e aprovadas pela ABIQUIM.

Empresa de consultoria e gestão empresarial para implementação do SASSMAQ

Uma equipe da Direciona Consultoria vai até a sua empresa, faz um diagnóstico das atividades e um planejamento para iniciar a implementação da SASSMAQ até a sua certificação, além de acompanhar periodicamente seu desempenho. Atuamos com:

  • Auditoria interna;
  • Levantamentos dos aspectos e impactos, perigos e riscos;
  • Plano de atendimento a emergência;
  • Emergência química;
  • Auditoria de conformidade legal;
  • Controle e gestão de frota;
  • Direção defensiva;
  • Direção econômica;
  • Controle e gestão de combustível;
  • Controle e gestão de pneus;
  • Tratamento de não conformidade, ação corretiva e preventiva;
  • Investigação de acidentes.

Agende uma reunião e conheça nossas soluções empresariais que darão a sua empresa um nível de excelência com um planejamento eficiente.